O transplante capilar é uma das opções de tratamento para pacientes que sofrem com calvície.

Além de ser um procedimento totalmente seguro, o transplante capilar é pouco invasivo e não requer internação hospitalar, sendo o paciente liberado no mesmo dia do procedimento.

Porém apesar de ser um procedimento seguro, o transplante capilar ainda se trata de uma cirurgia, e como todo procedimento cirúrgico requer cuidados no pós-operatório para garantir o resultado esperado.

E é justamente sobre os cuidados no pós-operatório do transplante capilar que falaremos ao longo desse artigo, confira a seguir.

 

Como é feito o Transplante Capilar?

 

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico realizado em paciente que possuem alopecia (calvície).

O objetivo do procedimento é retirar fios de cabelo juntamente com os folículos pilosos da região doadora, e implantá-los na área a ser tratada.

O intuito do transplante, é que os folículos implantados cicatrizem e passem a produzir novos fios de cabelo na região de implante.

O implante capilar é feito sob sedação com anestesia local, para garantir maior conforto e segurança ao paciente.

Na maioria dos casos é possível realizar o transplante de toda área calva em apenas uma cirurgia, porém há casos em que é necessário dividir o procedimento em mais de uma sessão.

O paciente tem alta no mesmo dia, podendo retornar para casa e dar início aos cuidados de pós-operatório.

 

Quais são os cuidados necessários no pós-operatório do Transplante Capilar?

 

O sucesso de um transplante capilar depende de diversos fatores, porém o pós-operatório é essencial para que o paciente alcance os resultados desejados.

Essa é a fase crucial do tratamento, em que é preciso seguir as recomendações médicas à risca para garantir que a recuperação ocorra como esperado.

 

– Cuidados no Pós-operatório Imediato

Como falamos os cuidados após a realização de implante, são fundamentais para que o procedimento seja bem sucedido, e os cuidados imediatos no pós-operatório são ainda mais importantes.

O paciente é liberado assim que os efeitos da anestesia finalizam, porém mesmo em casa ele deve permanecer em repouso por cerca de 24 horas.

O paciente deve fazer o uso dos medicamentos prescritos pelo médico, deve aplicar compressa com gelo na região da testa para prevenir o surgimento de edemas e inchaço, porém não se deve aplicar as compressas sobre a região dos implantes.

Caso o paciente sinta coceira, em hipótese alguma deve coçar a região do implante, sendo indicado nesses casos o uso de loção calmante prescrita pelo médico.

Ao dormir o paciente utilizar um apoio para o pescoço ou até mesmo um rolo de toalha macia para apoiar a nuca, evitando que os pontos sejam pressionados sobre o travesseiro ou cama.

É importante trocar a fronha do travesseiro todos os dias, e fazer uso de uma toalha especifica apenas para a cabeça.

No dia seguinte a realização do implante é necessário retornar a clínica, para a retirada do curativo e realização da primeira higienização da cabeça.

Nesse momento o paciente será orientado sobre a forma correta de realizar a limpeza, tanto da área do implante quanto da área de extração.

 

– Cuidados Contínuos

Além das recomendações que citamos acima, o paciente deve manter cuidados contínuos para garantir a recuperação adequada.

Para o retorno a prática de atividades físicas é necessário aguardar o período de pelo menos 10 dias.

O paciente deve manter uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, que vão contribuir com o processo de cicatrização.

Manter se hidratado também é importante.

Ao longo do processo de cicatrização crostas vão se formando na região dos implantes, essas crostas não podem ser retiradas.

No período de 10 a 15 dias elas irão caindo naturalmente sem a necessidade de intervir.

 

O transplante capilar é um método com altas taxas de sucesso, e o resultado final só é atingido com cerca de 12 meses após a cirurgia.

Por isso é preciso seguir criteriosamente as recomendações médicas para obter os resultados desejados.

 

Gostaria de saber mais informações sobre transplante capilar?

Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento disponíveis em nosso site.

Será um prazer ajuda-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *