A restauração capilar é o principal tratamento para a calvície em homens e mulheres.

A calvície é caracterizada pela perda de cabelo, que é causada pela interrupção do ciclo de crescimento capilar normal.

Em decorrência disso ocorre a perda e o afinamento dos fios, os cabelos caem mais cedo, e crescem mais lentamente e enfraquecidos.

A restauração capilar consiste em tratamentos como os transplantes capilares, que visam reestabelecer o crescimento dos fios fortes e saudáveis.

Nesse artigo, vamos trazer alguns dos principais termos usados por profissionais da área de transplante capilar, confira conosco!

 

Conheça a linguagem técnica da restauração capilar

 

Muitas pessoas que buscam por um transplante capilar para o tratamento de calvície, ou outra condição que leva a perda dos fios de cabelo, tem dúvidas em relação ao procedimento e os termos usados por profissionais.

Para esclarecer melhor algumas informações sobre o procedimento, listamos abaixo alguns dos principais termos utilizados na área, veja a seguir.

 

– Alopecia

É o termo técnico utilizado para descrever a calvície, condição em que o paciente perde de forma permanente cabelos do couro cabeludo ou pelos do corpo.

 

– Área doadora

A área doadora é a região onde o cirurgião irá retirar as unidades foliculares para realizar o implante na área receptora, a área doadora é do próprio paciente e geralmente são as regiões da nuca, e próximo as orelhas.

 

– Área receptora

A área receptora é a região que receberá o implante dos folículos pilosos.

 

– Calvície de padrão feminino

É o tipo de calvície que afeta mulheres, tem origem hereditária e é caracterizada pela diminuição dos fios de cabelo na parte frontal da cabeça.

 

– Calvície de padrão masculino

É o tipo de calvície que afeta homens, também tem origem hereditária e é caracterizada pela diminuição dos fios de cabelo em todo o couro cabeludo, e também pela perda de cabelo na parte frontal da cabeça.

 

– Cirurgia de redução da alopecia

Também conhecida como cirurgia de redução do couro cabeludo, é um procedimento pouco utilizado nos dias atuais, e consiste na remoção de tecido da área calva, onde o couro cabeludo é deslocado e em seguida esticado para cobrir o local onde o tecido foi retirado.

 

– Coroa

A coroa é a região que fica na área mais superior da cabeça, geralmente é o primeiro local onde a calvície masculina apresenta sinais.

 

– Densidade

A densidade é utilizada para avaliar a quantidade de fios de cabelo por cm2.

 

– Domínio do doador

O domínio do doador é um termo utilizado para descrever que os folículos transplantados continuarão a crescer na área receptora.

 

– Extração de unidade folicular (FUE)

A extração de unidade folicular é o nome do método utilizado para a extração das unidades foliculares de forma individual.

Nesse método a extração é feita uma de cada vez, de forma precisa, por meio de técnica de excisão por pequenos furos.

 

– Folículo piloso

O folículo piloso, conhecido também como folículo capilar, é a estrutura que engloba o fio de cabelo e a sua raiz.

 

– Microenxertia de unidade folicular

A microenxertia de unidade folicular é um procedimento onde ocorre a retirada de uma faixa de tecido, com um grande número de unidades foliculares, que são dissecadas em enxertos se tornando unidades foliculares individuais.

 

– Minuaturização

A miniaturização é o termo utilizado para descrever o processo que os fios de cabelos passam em que se tornam mais finos e curto, levando a perda dos fios e calvície.

 

– Recesso fronto-temporal

O recesso fronto-temporal conhecido popularmente como entrada, é geralmente a queixa mais frequente dos pacientes ao procurarem o consultório médico.

Esse recesso é caracterizado pela distância entre a linha capilar e a fisionomia do paciente.

 

– Têmporas

As têmporas, ou área temporal é a região do couro cabeludo localizada nas laterais da cabeça, com o avanço da idade as têmporas podem apresentar considerável recuo.

 

– Transplante de cabelo

O transplante de cabelo, também conhecido como restauração capilar é o procedimento onde são realizadas as transferências de folículos pilosos da área doadora para a área receptora.

 

– Unidade folicular (UF)

A unidade folicular consiste no agrupamento da pele dos folículos pilosos, geralmente uma unidade folicular contém até três folículos pilosos.

 

O procedimento de restauração capilar evoluiu muito ao longo do tempo, e hoje contamos com métodos e técnicas altamente eficazes para o tratamento da calvície.

Se você deseja mais informações, entre em contato conosco. Será um prazer apoiá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *