A autoestima de cada ser humano é alimentada por diferentes fatores, enquanto algumas pessoas se sentem bem com sua aparência, pele, sorriso e olhos, outras pessoas já enxergam como seus pontos fortes habilidades como a comunicação, cordialidade e senso de humor, mas um aspecto é unanime e tem o poder de afetar a autoestima de praticamente todas as pessoas, a aparência dos cabelos.

Ao longo desse artigo falaremos um pouco mais sobre a influência do cabelo, como a perda capilar afeta a autoestima do ser humano e como os cabelos influenciam em sua vida, nos acompanhe na leitura!

Impactos da perda capilar na vida do ser humano

A importância do cabelo para o bem-estar e autoestima do indivíduo é algo inquestionável, os impactos da perda capilar vão muito além da perda de fios, os cabelos estão associados a imagem de cada pessoa, cada indivíduo é único, assim como os seus cabelos, e muitas pessoas refletem em seus cabelos aspectos marcantes de sua personalidade.

Desde os tempos antigos a influência dos cabelos é vista como sinônimo de beleza, força e masculinidade / feminilidade, até hoje esses conceitos ainda são associados pela maioria das pessoas, por isso a perda capilar resulta em dificuldades tanto na esfera pessoal quanto profissional do indivíduo.

Nesse contexto a perda capilar pode afetar diretamente a qualidade de vida da pessoa que está sofrendo com essa condição, desde problemas de autoestima até mesmo condições físicas como baixa imunidade, insônia e depressão.

Além disso a perda de cabelo afeta também a forma como o indivíduo se relaciona com outras pessoas, assim como os problemas capilares impactam a autoestima, afetam também os relacionamentos, disposição e causam alterações de humor, todos esses aspectos geram insegurança, tornando a pessoa cada vez mais introspectiva e vulnerável.

Pessoas que sofrem com a perda capilar, podem se sentir inferiorizadas diante de outras pessoas, isso pode afetar profundamente sua vida interferindo em relacionamentos amorosos, dificuldade em conhecer novas pessoas e lugares e retração social.

Outro aspecto muito afetado é o profissional, pesquisas mostram que pessoas com baixa autoestima tem dificuldade em conquistar novos cargos de trabalho e alcançar posições de liderança, além disso a sua habilidade de comunicação é afetada, muitas vezes o profissional realiza comparações suas com outros profissionais reforçando suas inseguranças, e isso acaba agravando ainda mais o problema.

A perda capilar pode se tornar um problema sério, como já falamos ela pode acabar desencadeando problemas de saúde que merecem atenção imediata, por isso não negligencie qualquer indicativo de problemas nessa área.

Principais causas da perda capilar

Tendo em vista a importância do cabelo e os grandes impactos negativos que a perda capilar pode causar ao ser humano, é importante conhecer as suas principais causas e procurar ajuda profissional logo no início do quadro de perda de cabelo.

A queda de cabelos é um processo natural de renovação do próprio organismo, porém quando essa perda ocorre de forma acentuada, prolongada, gerando falhas no couro cabeludo é sinal de que algo está errado e será necessário procurar ajuda médica.

Entre as principais causas de perda capilar estão o fator genético, tabagismo, estresse, má alimentação, deficiência de vitaminas, problemas relacionados a tireoide e até mesmo o uso de alguns medicamentos.

Problemas emocionais como quadros de depressão também podem resultar em queda de cabelos, porém nesses casos ela é temporária, desde que a doença que está originando a perda capilar seja tratada corretamente.

Por isso é imperativo procurar ajuda profissional diante de um quadro de perda capilar, apenas um profissional da área poderá mapear o problema, identificar a causa e atuar de forma efetiva no tratamento da perca de cabelos.

Para outros conteúdos como esse, acesse nosso site e confira artigos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *