Um dos tratamentos mais eficientes para tratar a queda de cabelos é por meio do transplante capilar, e como todo procedimento cirúrgico, o transplante capilar também requer uma série de cuidados no pós cirurgia.

A queda de cabelo é uma queixa de milhares de brasileiros, existem inúmeras causas desde estresse, fatores genéticos, maus hábitos alimentares e de vida, como cigarro e excesso de bebida alcoólica, ou até mesmo falta de determinadas vitaminas.

O transplante capilar será indicado de acordo com o tipo de diagnóstico de cada paciente.

Ao longo desse artigo falaremos mais sobre os principais cuidados no pós-operatório do transplante capilar, nos acompanhe na leitura.

 

 

O tratamento para a queda de cabelo é realizado principalmente por questões estéticas, já que a calvície afeta negativamente a autoestima dos pacientes.

Uma das principais formas de tratamento da queda de cabelo é o transplante capilar.

O transplante é feito a partir de regiões com maior volume de fios, para regiões com menor volume de fios ou até mesmo a ausência completa de cabelo.

Apesar de ser um procedimento simples, se categoriza como um procedimento cirúrgico, logo, é necessário que se tomem cuidados antes, durante, e após o procedimento.

Cabe ao paciente seguir as instruções médicas à risca para que não haja nenhum tipo de problema durante a recuperação.

E cabe à equipe médica oferecer as devidas orientações ao paciente, quanto aos cuidados no pós-operatório necessários para evitar qualquer tipo de intercorrência.

 

– Imediatamente após o procedimento

 

Como falamos anteriormente, assim que o procedimento é finalizado o paciente deve ser orientado pela equipe médica acerca dos cuidados que devem ser tomados para segurança e obtenção do resultado esperado.

O paciente permanecerá em observação durante algumas horas ainda na clínica, todavia, recebe alta no mesmo dia.

Após o procedimento o principal cuidado a ser tomado é em relação a anestesia, por isso o paciente não deve dirigir, e é indicado que ele vá até a clínica acompanhado.

 

– 24 horas após o procedimento

 

O paciente deve manter o repouso de 24 horas após o procedimento, esse repouso é necessário para evitar inchaço no couro cabeludo nas regiões manipuladas durante o transplante.

Para prevenir sinais da inflamação, podem ser prescritos o uso de anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos a fim de evitar prevenir infecções e dor após o procedimento.

Também é importante não coçar a região para evitar lesão ou agravar pequenas lesões que possam estar presentes, provocando sangramentos ou irritando ainda mais o couro cabeludo.

 

– Higiene após o transplante capilar

 

Cerca de três dias após a realização do procedimento é possível começar a higienizar o couro cabeludo com shampoo próprio que deve ser prescrito pelo médico.

É essencial que as mãos estejam limpas ao manipular o cabelo, e é possível utilizar de soro fisiológico para ajudar na higienização.

 

– Cuidados para dormir após a realização do transplante capilar

 

Nos primeiros dias após a realização do transplante capilar não é recomendado dormir com a cabeça baixa.

O paciente deve estar semi-reclinado cerca de 45° do solo, sendo importante também utilizar um travesseiro macio.

 

 

A retomada da rotina de atividades físicas depende da técnica que foi utilizada para o implante capilar.

Com a técnica FUE, por ser menos invasiva, após 10 dias o paciente já pode voltar a praticar atividade física.

No período de cicatrização é muito importante estar com todos os aspectos da saúde física em dia.

Uma alimentação equilibrada, e o consumo frequente de água é imprescindível para que o corpo se recupere mais rapidamente dos pequenos traumas provocados pela cirurgia, e o paciente possa voltar às suas atividades diárias normais.

Também é importante evitar banhos de mar e piscina nas primeiras três semanas, para prevenir infecções na área doadora e receptora do transplante.

Além disso, é recomendado evitar exposição direta ao sol da área transplantada.

 

O transplante capilar, quando realizado por profissionais especializados e com a indicação correta, é a melhor alternativa para tratamento da calvície.

 

Se você deseja mais informações sobre o procedimento, agende conosco sua consulta. Entre em contato através de um dos canais de atendimento disponíveis em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *