Símbolo de beleza desde a antiguidade, os cabelos sempre foram motivo de destaque e atenção especial nos cuidados com a aparência.

Atualmente no mercado existem diversos produtos e técnicas diferentes para garantir o cuidado ideal com as madeixas, além de procedimentos para prevenir e tratar problemas que possam afetar a beleza e a saúde dos fios.

Porém em tempos mais antigos, povos como os gregos e egípcios não possuíam os mesmos recursos “capilares” que temos atualmente, o que não os impediu de deixar sua marca na história através dos seus cabelos, que na época eram vistos como símbolos de força, poder, riqueza e sedução.

Conheça mais sobre a importância dos cabelos através da história da humanidade, nos acompanhe na leitura!

Referências femininas de estilos de cabelo ao longo dos tempos

Mesmo ao longo de milhares de anos os cabelos sempre mantiveram notável destaque, diferentes culturas impuseram rituais de cuidados que nos trouxeram até aqui.

Em épocas remotas a história dos cabelos retrata que eles não serviam apenas como adornos, mas também eram utilizados para demonstrar sensualidade, feminilidade e até fertilidade nas mulheres.

Vemos exemplos desse apelo em registros da Grécia antiga onde as deusas da mitologia grega, possuíam como característica mais marcante seus longos e belos cabelos, como é o caso de Afrodite, tida como a deusa da beleza e do amor e que possuía longas mechas de cabelos loiros que cobriam toda a nudez de seu corpo.

Ou ainda a deusa Hera que é conhecida na mitologia grega por ser uma das mais belas e possuir longas madeixas que agradavam a seu marido Zeus.

Temos ainda outra referência histórica que até hoje inspira mulheres a seguirem seu estilo, estamos falando de Cleópatra, rainha do Egito cuja a marca registrada são os cabelos negros, lisos e com franjas.

As mulheres enfrentaram uma grande revolução no que diz respeito a estilos de cabelos, e hoje é possível usá-los de forma livre, sem se preocupar em seguir estilos e tendências de moda específicas.

Referências masculinas de estilos de cabelo ao longo dos tempos

Os homens também utilizavam os cabelos para simbolizar seu poder, força, masculinidade e domínio, há na história de diferentes povos e culturas exemplos claros da importância dos cabelos e de como os homens valorizavam e cuidavam de seus cabelos independentemente de sua posição ou classe social.

O primeiro exemplo que podemos citar relacionado a história do cabelo é o de Sansão, mencionado na bíblia no livro de Juízes, Sansão foi um líder de Israel conhecido por sua extraordinária força física associada aos seus longos e fartos cabelos.

Há o clássico exemplo dos faraós, que faziam uso de perucas para distinguir sua posição social, e ainda na Grécia antiga Apolo era copiado por jovens que imitavam seu cabelo por seu estilo denotar força e virilidade

Em diversos registros da nobreza europeia os cabelos masculinos eram utilizados como símbolo de sua posição social e riqueza, sempre com penteados e cortes na moda e bem cuidados.

E quando a calvície era um problema os homens faziam uso de perucas, que reforçavam sua posição de status e poder perante a sociedade.

Ao longo dos anos os homens foram abandonando os cabelos longos, e o uso de perucas foi dando lugar a cortes baixos, bem divididos e modelados com pomadas e cremes próprios.

Atualmente está muito mais fácil cuidar dos cabelos, e os estilos de cortes e penteados, tanto para mulheres quanto para homens estão cada vez mais variados.

O avanço da indústria cosmética e novas descobertas da medicina tem proporcionado que as pessoas consigam contornar problemas capilares como a calvície, e possam assim manter sua aparência e auto estima através dos cuidados com os seus cabelos.

Gostou desse conteúdo?! Acompanhe mais sobre o tema em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *