Talvez esse nome não seja tão popular e desconhecido da grande maioria das pessoas, mas nutrientes, vitaminas e mineiras certamente você conhece.

Os nutracêuticos são o composto desse trio que pode ser usado de forma isolada para uma pessoa e assim, promover inúmeros benefícios para a saúde.

Ainda assim, não ficou muito claro? A vitamina C, o Silício, o Ômega 3, o Licopeno, o Resveratrol são exemplos de nutracêuticos. Cada um deles atua de forma específica no organismo, sendo encontrados em diversos alimentos e proporcionando grandes mudanças.

Só que consumindo de forma direta pelo alimento, não existe absorção necessária pelo organismo, por isso é indicada a suplementação, seja por cápsulas manipuladas ou suplementos. A indicação precisa ser feita por profissionais da saúde.

 

Alimentos e cosméticos juntos

Podem ser chamados de nutricosméticos, já que ocupam lugar entre os alimentos e os cosméticos. Podem fornecer nutrientes que proporcionam o melhor funcionamento da pele, das unhas e dos cabelos.

Os nutracêuticos direcionados para os cabelos possuem vitaminas e oxidantes, como complexo B, vitaminas A, C, D e E, ômega 3, co-enzima Q10 e licopeno, aminoácidos e proteínas como a cistina e queratina, além de oligoelementos, sendo eles ferro, zinco e silício.

A função é melhorar a aparência dos fios, proporcionando brilho e volume, reduzindo a queda, além de fortalecer a fibra capilar, diminuir a inflamação do couro cabeludo e reduzir a ação dos radicais livres, responsáveis pela degeneração das estruturas que compõem os fios capilares.

Estudos científicos mostram que há melhora de 60 a 70% desses danos, tão ruins para a saúde capilar.

 

Bons produtos fazem toda diferença

Se os danos no cabelo foram causados por colorações, alisamentos, chapinhas e escovas, os nutracêuticos não conseguem prevenir nem tampouco solucionar todos os problemas.

É extremamente necessário, nesse caso, fazer um tratamento local recomendado pelo dermatologista e também ter uma alimentação balanceada.

Um profissional médico consegue fazer a indicação correta por conhecer seu histórico médico e saber sobre suas alergias, acne ou outros problemas de saúde que podem ser agravados pelo uso excessivo de alguma dessas substâncias que compõem os nutracêuticos.

Não há necessidade de receita médica para compra-los, mas o excesso de qualquer substância pode prejudicar o organismo.

E ninguém quer se prejudicar, não é mesmo? A junção da farmacêutica e da nutrição visa, através de componentes fitoquímicos presentes nos alimentos, oferecer a melhora de algo que está incomodando.

Uma dica importante é também investir na escolha de bons produtos, usá-los de maneira correta e de acordo com o tipo de cabelo que você tem, porque um cabelo com química precisa de um cuidado diferente daquele que é natural. Isso faz toda a diferença tanto para a saúde dos fios, quanto para a beleza estética deles.

 

Cabelos mais bonitos se melhor cuidados

Parece até que seremos repetitivos, porque já sabemos que todo tipo de cuidado faz grande diferença, no aspecto que for.

Seja no cabelo, no corpo, nas unhas, na aparência, quando recebem uma atenção maior, com excelentes cuidados, é possível perceber a diferença.

E que diferença, é bom dizer. Talvez você pense: poxa, eu não tenho tanto dinheiro para investir em produtos caríssimos, importados ou que muita gente fala sobre eles.

E não é necessário. É possível encontrar alguns com um custo benefício excelentes e sendo indicado para o seu tipo de cabelo. E sem precisar vender um rim, tá?

E como saber o mais adequado para você, aquele que atuará de excelente forma para aquilo que busca? Ah, um dermatologista pode te ajudar também nessa escolha.

Você não precisa procurar um dermatologista só quando está com a desconfiança de alguma doença. Também pode fazê-lo como uma consulta de rotina.

Justamente porque prevenir é sempre melhor. E nessa conversa, também pode perguntar sobre os nutracêuticos e o que eles podem fazer pelos seus fios, unhas e pele.

Cuidar de si mesmo é extremamente importante para que a sua saúde seja mantida. E não dê a desculpa de falta de tempo ou que precisa fazer outras tarefas.

Até porque, o autocuidado contribui em diversos fatores na sua vida e vão conseguir proporcionar visões melhores e um despertar repleto de alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *