Os alimentos são essenciais para a saúde do cabelo, e nossa alimentação também desenvolve papel determinante na nutrição do organismo de um modo geral.

Por isso, manter uma dieta equilibrada rica em frutas, verduras, legumes, proteínas e gorduras boas, refletirá em mais saúde para o corpo e também para os cabelos e unhas.

Nesse artigo vamos falar mais sobre os principais alimentos que contribuem para se ter cabelos mais saudáveis, confira no próximo tópico.

 

Conheça os principais alimentos para manter a saúde dos cabelos

 

As células capilares são compostas principalmente por proteína queratina, água, lipídios e vitaminas.

Algumas vitaminas como a A, C e E, além do ferro, zinco, biotina e ômega 3 atuam diretamente na nutrição das células capilares, proporcionando fios mais fortes, acelerando o crescimento e evitando a queda.

Abaixo vamos trazer alguns dos principais alimentos indispensáveis para a manutenção da saúde e cuidados com o cabelo, confira abaixo:

 

– Cenoura

A cenoura é rica em vitaminas como a vitamina A que possui ação antioxidante, tratando os folículos pilosos, proporcionando fios mais fortes e saudáveis.

 

– Cereais integrais

Ricos em vitaminas do completo B, os cereais integrais são importantes na alimentação de quem deseja fios fortes e saudáveis.

As vitaminas do complexo B além de hidratar e fortalecer os cabelos, também previnem a calvície.

 

– Abacate

O abacate é popularmente conhecido por suas propriedades hidratantes, é comum encontrarmos produtos para cuidados com o cabelo que contém abacate em sua fórmula.

O abacate é um alimento rico em vitaminas A, C, D e E, além de gorduras boas, atuando na hidratação dos cabelos, trazendo brilho, diminuindo o frizz, e proporcionando maior alinhamento dos fios.

 

– Oleaginosas e amêndoas

Outra importante fonte de vitaminas do completo B, as amêndoas e oleaginosas contribuem para o desenvolvimento do folículo piloso.

São ricas também em minerais além de possuir uma grande quantidade de biotina, que é a vitamina B7.

Por isso, são alimentos importantes para o fortalecimento dos fios, prevenção da caspa e para conter o avanço de quadros de calvície.

 

– Leite

O leite é uma conhecida fonte de cálcio, que é muito importante para prevenir a queda de cabelo.

Mas além do cálcio, o leite possui também vitaminas do complexo B, além de zinco, potássio, magnésio e proteínas, que proporcionam o fortalecimento dos fios, além de fios mais grossos e resistentes a quebra.

 

Agora vamos trazer alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados pois prejudicam a saúde dos cabelos, confira:

 

– Excesso de doces e açúcares refinados

O consumo de açúcar em excesso causa um desequilíbrio em todo o organismo.

As altas doses de insulina que são liberadas em decorrência do consumo do açúcar, afetam a liberação de outros hormônios prejudicando a divisão das células da raiz capilar, resultando em fios mais finos e quebradiços.

 

– Sal

Assim como o açúcar, o sal em excesso também é prejudicial para os cabelos.

Isso porque o consumo de alimentos com excesso de sal estimula a queda do cabelo, e retarda o crescimento de novos fios.

 

– Café

O café é um alimento muito popular no Brasil, porém o consumo em excesso pode trazer reflexos negativos para os cabelos.

Isso pode ocorrer porque o consumo de café em excesso prejudica a absorção de cálcio e ferro pelo organismo, sendo esses minerais essenciais para a saúde dos fios.

 

Uma alimentação saudável e equilibrada é importante não só para garantir cabelos saudáveis, mas para proporcionar uma melhor qualidade de vida no geral.

Por isso, é importante fazer escolhas alimentares conscientes e mais saudáveis.

Para mais conteúdo como esse, acesse nosso blog e confira. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *