Cuidar dos pelos do rosto e cabelos sempre foi sinônimo de higiene, porém agora os cuidados com a barba, cabelo e bigode são também reflexos da atenção que os homens têm dedicado a sua aparência.

Cuidar da aparência além de benefícios estéticos contribui também para maior autoestima e autoconfiança.

Por isso, separamos aqui 5 cuidados essenciais para barba, cabelo e bigode, nos acompanhe na leitura!

 

Dicas de cuidados para barba, cabelo e bigode

 

Os cuidados pessoais com a barba, cabelo e bigode são necessários para garantir fios bonitos, hidratados e contribuir para uma boa aparência do homem.

Garantir que tanto os cabelos quanto a barba e bigode, estejam recebendo os cuidados de higiene e nutrição adequados é indispensável para garantir a saúde e beleza dos fios.

Confira agora 5 dicas essenciais para o cuidado ideal com os fios masculinos:

 

– Realizar a limpeza e higienização adequada dos fios

A higiene é o principal fator para garantir a saúde e beleza dos fios, tanto dos cabelos quanto da barba e bigode.

Para a correta higiene dos cabelos, utilize produtos específicos para o seu biotipo capilar, e lave os cabelos pelos menos 3 vezes na semana.

Caso utilize condicionadores ou máscaras de tratamento, certifique-se de eliminar todo o resíduo de produto dos fios.

A barba e bigode também demandam cuidados específicos com a higiene.

Utilize produtos próprios para essa região, faça a higiene diária dos pelos faciais, pois essa região tende a acumular mais resíduos de sujeiras que os cabelos por exemplo.

A higiene adequada dos fios garante a saúde, vitalidade e previne problemas como a seborreia.

 

– Investir em produtos específicos para barba/bigode, e para os cabelos

Para higienizar e hidratar corretamente os fios é indicado a utilização de produtos específicos para os cabelos e barba.

Isso porque os cabelos possuem uma densidade diferente dos pelos da barba e bigode.

Além disso a sensibilidade do couro cabeludo também é diferente da sensibilidade da pele do rosto, daí a importância de utilizar produtos destinados especificamente para aquela região.

É importante também ir ao dermatologista, pois ele é o profissional indicado para recomendar os produtos adequados de acordo com cada tipo de cabelo e pele.

 

– Manter os fios sempre aparados 

Aparar os fios regularmente garante que o estilo de corte escolhido, tanto para os cabelos quanto para a barba e bigode sejam mantidos.

Além disso aparar os fios contribui para uma aparência mais saudável, visto que as pontas ressecadas que causam a impressão de desleixo são eliminadas.

Mas atenção, é preciso respeitar o ritmo de crescimento de cada tipo de pelo.

 

– Cuidado com a umidade 

A umidade é vilã da saúde dos fios, por isso certifique-se de manter sempre os cabelos e fios da barba e bigode secos após o banho.

O ambiente úmido é ideal para a proliferação de fungos e bactérias, por isso é indispensável secar bem os fios da barba e cabelo sempre após o banho, seja com a toalha ou até mesmo com um secador.

E jamais dormir com os cabelos o bigode ou a barba molhada.

 

– Visite regularmente o seu dermatologista

As visitas ao dermatologista devem ocorrer de forma preventiva e não apenas quando algum problema surgir.

As visitas periódicas ao dermatologista são importantes, para que o médico possa avaliar o estado de saúde do couro cabeludo e pele em geral.

Além de examinar o paciente em busca de vestígios de infecções e alergias, o dermatologista também fornecerá orientações quanto aos cuidados necessários para manter sempre a pele, os fios e pelos saudáveis.

 

Se você deseja saber mais sobre cuidados com os cabelos e barba, acesse nosso blog e confira conteúdos exclusivos sobre o tema. Até mais!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *